terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tucano



São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca, (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica a sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal.
Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores. São monogâmicosterritorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.1 A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-os.
Fazem postura de três a quatro ovos, cujo período de incubação é de dezoito dias.[carece de fontes]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "tucano" se originou do termo tupi para essas aves: tu'kã.2

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Aulacorhynchus[editar | editar código-fonte]

Pteroglossus[editar | editar código-fonte]

Tucano no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, no Brasil.

Andigena[editar | editar código-fonte]

Xilogravura de um tucano

Selenidera[editar | editar código-fonte]

Ramphastos[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Tucano

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima Viala, V. L.; Souza, E. B.; Tarosso, L. F. S.; Oliveira, F. P. (2006) Caracterização da variabilidade genética em indivíduos cativos de Ramphastos toco (Piciformes: Ramphastidae) mediante o uso de RAPD como marcador molecular. Revista Brasileira de Ornitologia 14 (1), 29-34 [1].
  2. Ir para cima FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 724.
  • Jacamars (em Inglês) IOC World Bird List Gill, F & D Donsker (Eds). (15 de abril de 2014). Visitado em 8 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário