sexta-feira, 24 de julho de 2015

Maçarico-Solitário



Maçarico-solitário

O Maçarico-solitário é um Charadriiforme da família Scolopacidae.
Seu nome científico significa: do (grego) trungas = pássaro branco que sacode a cauda mencionado por Aristóteles sem ser completamente identificado, mas tomado por autores posteriores como sendo um maçarico ou alvéola; e do (latim) solitária, solus = solitária, solitário, só. ⇒ Maçarico solitário.

Características

maçarico-solitário é uma ave de porte médio e mede cerca de 19 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 38-41 centímetros. Ele tem um longo bico fino e pontudo, longas pernas esverdeados, um pescoço fino de tamanho médio, suas costas, asas e cabeça são de coloração cinza esverdeada, e as asas são marcadas com pintas brancas. Ele tem uma cauda barrada com uma linha escura no centro cruzado por barras com aparência de espinha de peixe. Uma cabeça pequena com um anel periocular branco circundando grandes olhos escuros.
Machos e fêmeas são parecidos, mas as fêmeas são maiores que os machos.


maçarico-solitário adulto

maçarico-solitário jovem






Ajuda para a identificação
No quadro abaixo apresenta-se a relação de comprimento entre o bico e a cabeça, assim como a relação de comprimento entre o bico e o tarso dos três maçaricos mais comuns do gênero Tringa: maçarico-solitário (Tringa solitaria), maçarico-de-perna-amarela (Tringa flavipes) e maçarico-grande-de-perna-amarela (Tringa melanoleuca)
O bico do maçarico-solitário é reto ou apenas curvado para baixo e relativamente mais robusto que o bico do maçarico-de-perna-amarela que é reto e fino. O longo bico do maçarico-grande-de-perna-amarela é reto ou apenas curvado para cima.
As caudas do maçarico-de-perna-amarela e do maçarico-grande-de-perna-amarela são muito parecidas entre elas. São finamente barradas e o uropígio é branco, enquanto o maçarico-solitário tem uma linha escura que divide o uropígio, cruzado por barras (espinha de peixe).

Subespécies

Possui duas subespécies:
  • Tringa solitaria solitaria (A. Wilson, 1813) - ocorre do Leste da Columbia Britânica até o no inverno migra para a região central da América do Sul.
  • Tringa solitaria cinnamomea (Brewster, 1890) - ocorre no Alaska e no Canada; no inverno migra para a América do Sul atingindo até a Argentina.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos invertebrados que encontra sob a água rasa.Atento, tem o hábito de correr nas margens de lagos e alagadiços assim que percebe alguma presa.

maçarico-solitário se alimentando

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Casal de maçarico-solitário

Hábitos

Habita locais à beira d'água doce, margens lamacentas de rios e lagos, poças de chuva maiores, especialmente quando localizadas em campos com árvores. Normalmente encontrado solitário, às vezes em 2 ou 3 indivíduos espalhados, mas nunca em grupos.

Bando de maçarico-solitário

Distribuição Geográfica

Todo o continente americano. Reproduz-se na América do Norte, migrando durante o inverno para a região compreendida entre o México e a Argentina, incluindo todas as regiões do Brasil. Sua presença em nosso País é, portanto, temporária.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

  • 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário