sábado, 25 de julho de 2015

Tapicuru de cara pelada



Tapicuru-de-cara-pelada

O tapicuru-de-cara-pelada é uma ave Pelecaniforme da família Threskiornithidae.
Seu nome científico significa: do (grego) phimosus, phimus, phimos = focinho; e do (latim) infuscata, infuscatus, infuscus = escuro, enegrecido. ⇒ Ave escura com focinho ouave negra com focinho.
Também conhecido por maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto, maçarico-do-banhado(sul), chapéu velho e frango-d'água (Pantanal).

Características

Mede cerca de 54cm e possui um longo e característico bico, o qual varia de um amarelo alaranjado até o amarelo vivo, cores que contrastam com o corpo negro. A cara é também amarelada.

tapicuru-de-cara-pelada adulto

tapicuru-de-cara-pelada jovem

Subespécies

Possui três subespécies:
  • Phimosus infuscatus infuscatus (Lichtenstein, 1823) - ocorre do Leste da Bolívia até o Paraguai, Nordeste da Argentina e Uruguai;
  • Phimosus infuscatus berlepschi (Hellmayr, 1903) - ocorre do Leste da Colômbia até as Guianas, no Suriname e na região adjacente do Noroeste do Brasil;
  • Phimosus infuscatus nudifrons (Spix, 1825) - ocorre no Brasil ao Sul do Rio Amazonas.

Alimentação

Alimenta-se de crustáceos, moluscos, caranguejos e inclusive matéria vegetal (sementes e folhas). Procura alimento na água rasa usando o bico para isso, caminhando lentamente. Às vezes deixa um quarto dele submerso assim como guará (Eudocimus ruber).

tapicuru-de-cara-pelada se alimentando

Reprodução

Costumam se isolar em casais ao procriar. Nidificam em juncais. Os ovos são azulados e a incubação varia de 23 a 24 dias.

Casal de tapicuru-de-cara-pelada

Ninho de tapicuru-de-cara-pelada

Ovo de tapicuru-de-cara-pelada

Hábitos

Vivem em brejos, margens de rios, banhados e campos recentemente arados. Dormem em áreas abertas ou pousadas no solo. Já no Pantanal, se reúnem em bandos enormes, voando alto para o local de repouso. De manhã já estão espalhados, atrás de comida.

Bando de tapicuru-de-cara-pelada

Distribuição Geográfica

Ocorre no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário